sexta-feira, 8 de julho de 2011

Produção e consumo de cerveja aumentam no Brasil






O bom momento da economia estimula o consumo de cerveja no país. É o que afirmam especialistas no setor. E, segundo eles, isso tem favorecido toda a cadeia produtiva. O cultivo de cevada tem aumentado e até o lúpulo começa a ser produzido no país. Em São Paulo, uma feira reforça esse otimismo e mostra as novidades da indústria da cerveja.

Quem prova, garante que não tem comparação. "Comparando com a culinária, é como comer um macarrão em casa ou sair para comer uma bela macarronada em um excelente restaurante italiano", disse Fabiana Sardinha, gerente de vendas.

A degustação da bebida está se transformando em um prazer, o que faz aumentar a participação de cervejas especiais no mercado brasileiro. O segmento cresce em torno de 15% ao ano. Até o lúpulo, quase 100% importado, aos poucos, começa a ser produzido no Brasil.

"Uma flor extremamente delicada que precisa de baixas temperaturas e uma luminosidade que o nosso inverno não favorece, mas no sul, parece que estão colocando luz artificial, e começando a produzir pequenas varietás de lúpulo", falou Silene Saorin, mestre cervejeira e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem).

Estima-se que hoje existam no país 175 microcervejarias concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Empresas que aproveitam feiras como a de São Paulo para lançar novidades, como as cervejas feitas de bacuri, as defumadas e até as de castanha-do-pará.

"A gente faz cerveja com café, rapadura, mandioca, mel de laranjeira. Usamos também a castanha-do-pará. Fermentamos a castanha e a cerveja ficou com um sabor forte, encorpado", declarou Marcelo Carneiro, dono de cervejaria.

Especialistas dizem que o bom momento da economia está estimulando o brasileiro a beber mais cerveja. Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo.

"A tendência é de crescimento, principalmente porque nós temos uma política econômica que está fazendo a população ter mais disponibilidade de renda e, assim, aumentar a capacidade sensorial e conhecer novos rótulos", frisou Alexsandra Machado, diretora do Núcleo de Empresas Cervejeiras da Abrabe.

A empresa onde trabalha o diretor de maltaria, Jeferson Caus, fornece 23% do malte usado pelas cervejarias brasileiras. Segundo ele, o crescimento do mercado favorece toda a cadeia produtiva.

"O mercado de cerveja cresce, a produção de cevada cresce e nós precisamos produzir malte para o mercado crescer ainda mais", disse Jeferson Caus.

A participação das microcervejarias, hoje, no mercado nacional é de 0,15%. A expectativa para os próximos 10 anos é alcançar 2%. O que tem estimulado também o cultivo de cevada. Segundo a Conab, a produção na safra 2010/2011 deve aumentar 41%. Apesar disso, nem todo mundo está satisfeito. O produtor Altemir Ceolin afirma que, há pelo menos cinco anos, cultivar a cevada não tem sido rentável.

"Estamos plantando cevada de teimosos. Nós temos buscado aumentar a produtividade para tentar compensar a difícil comercialização e os preços. Se hoje não colhermos acima de 60 sacas por hectare, a produção não paga o custo", lamentou Altemir Ceolin.

Fonte: Portal do Agronegócio

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aulas de culinária com o Chef João Belezia



Você sabe como fazer uma Festa em Panelinhas? Pois esse é o tema que o Chefe João Belezia escolheu para o seu próximo curso de culinária no dia 2 de agosto. A idéia é ensinar cinco receitas para serem servidas todas em pequenas panelinhas ou potinhos, transformando a festa numa deliciosa e interativa degustação gastronômica.

Divertida e interessante para se fazer com o companheiro(a) , familiares ou com um grupo de amigos, a aula acontece sempre a noite na cozinha profissional do chefe e os participantes podem escolher serem voluntários na cozinha, pondo literalmente o avental e a mão na massa na preparação dos pratos ou somente apreciar o passo-a-passo das receitas, finalizando sempre com a degustação num delicioso jantar.

O chefe Belezia, que possui uma empresa de eventos gastronômicos corporativos e sociais promove esse encontros porque segundo ele mais e mais existem interessados em conhecer uma culinária prática, saborosa mas requintada e ele encontrou uma forma de transformar uma simples aula num jantar prazeiroso que começa no melhor local da casa: a cozinha. Nesse mesmo formato é possível também reservar um evento fechado com o tema gastronômico de preferência somente com as pessoas convidadas ou mesmo fazer uma festa de aniversário super diferente.

A exemplo, na aula da Festa em Panelinhas ele estará dando todas as dicas de como preparar :
- salteado de cogumelos e gratin de batata;
- picadinho clássico;
- burrata com tomate assado e sorvete de manjericão;
- mussaka e
- salmão poachet com gazpacho de amêndoas.

Outro curso que acontece dia 16 de agosto é sobre Arroz . As receitas serão: Pilaf de codorna e lentilhas; arroz de polvo e arroz vermelho com feta e legumes assados.

Para participar o valor de R$ 130,00 por pessoa incluea aula, o jantar e as bebidas. Reservas pelo telefone (11) 5183.7159 ou contato@joaobelezia.com.br .

O Chefe João Belezia possui um calendário mensal de cursos temáticos de gastronomia até novembro de 2011, que estão no site http://www.joaobelezia.com.br/

Para mais informações acesse também a rede social:
http://facebook.com/joaobelezia
http://twitter.com/joaobelezia

MSC Cruzeiros promove temáticos especiais para amantes de gastronomia



Em parceria com a Associação Italiana de Sommeliers e a escola de culinária italiana La Prova Del Cuoco, a MSC Cruzeiros realizará viagens diferenciadas para que os apreciadores de vinhos e alta gastronomia tenham uma experiência única em alto mar. Além disso, haverá também roteiros especiais com a presença de cinco Chefs renomados que se unirão para oferecer requintadas criações culinárias a bordo de navios já agraciados pelo público.


Essa é uma oportunidade também para aqueles que desejam ter uma introdução no mundo da boa comida combinada às bebidas certas. Durante alguns cruzeiros pelo mediterrâneo e travessias atlânticas, serão oferecidos cursos especiais, degustações e atividades desenvolvidas pelas organizações citadas, além, é claro, da infraestrutura completa das embarcações para que as pessoas tenham ótimos momentos de lazer e diversão.


Cada Chef criará pratos exclusivos e dedicados aos navios da MSC Cruzeiros. Entre os grandes nomes que possuem fama internacional por seu trabalho em restaurantes prestigiados e que farão parte desses cruzeiros temáticos estão:


Paco Roncero – Espanhol que é Chef Executivo e Gerente do Casino de Madrid e do Estado Puro, é considerado o mestre da cozinha vanguardista em Madrid e é ganhador de estrela Michelin.
Navio: MSC Fantasia (11 noites) – Saída em 27/11/2011


Mauro Uliassi – Italiano reconhecido com duas estrelas Michelin, era Chef do Identitá Golose e hoje é uma figura popular na frota MSC.

Navio: MSC Splendida (7 noites) – Saída em 07/01/2012


Gilles Epié – Francês com vasta experiência internacional que foi consagrado com uma estrela Michelin aos 22 anos, ganhou o prêmio de Melhor Chef Novo em 1996 e seus pratos têm a combinação perfeita entre o estilo francês e a cozinha do novo mundo.

Navio: MSC Splendida (7 noites) – Saída em 28/01/2012


Antony Worrall Thompson – Britânico que está por traz de alguns dos mais conhecidos restaurantes de Londres nos últimos 30 anos. Recebeu diversos prêmios, já se tornou celebridade na TV, um autor criativo e ativista apaixonado por questões alimentares.
Navio: MSC Splendida (7 noites) – Saída em 04/02/2012


Kolja Kleeberg – Alemão que começou sua carreira após diversos anos de vida artística. Possui seu próprio restaurante em Berlim e de vez em quando se satisfaz em ver suas aparições regulares na televisão.
Navio: MSC Lirica (12 noites) – Saída em 01/06/2012


Confira em quais navios e quando acontecerão os shows gastronômicos da Associação Italiana de Sommeliers e La Prova Del Cuoco:

Associação Italiana de Sommeliers

MSC Orchestra 17 noites – Saída em 18/11/2011
Roteiro: Gênova, Marselha, Barcelona, Lisboa, Funchal, Recife, Maceió, Salvador, Búzios e Santos.


MSC Musica 17 noites – Saída em 01/12/2011
Roteiro: Veneza, Bari, La Goulette, Málaga, Funchal, Salvador, Búzios e Rio de Janeiro.
17 noites – Saída em 17/03/2012
Roteiro: Rio de Janeiro, Santos, Ilha Grande, Santa Cruz de Tenerife, Málaga, Palma de Mallorca, Valletta e Veneza.


MSC Poesia 16 noites – Saída em 17/03/2012
Roteiro: Porto Everglades, San Juan, Philipsburg, St. Johns, Funchal, Málaga, Alicante, Barcelona e Gênova.

La Prova Del Cuoco

MSC Orchestra 18 noites – Saída em 20/03/2012
Roteiro: Brasil, Espanha, Portugal, França e Itália.


MSC Poesia 9 noites – Saída em 26/04/2012
Roteiro: Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido e Alemanha.


MSC Magnifica 12 noites – Saída em 22/05/2012
Roteiro: Itália, Tunísia, Gibraltar, Portugal, Espanha, Bélgica, Dinamarca e Alemanha.

terça-feira, 5 de julho de 2011

De volta

Depois de longo período sem me dedicar ao meu blog, por absoluta falta de tempo, retomo essa atividade, esperando daqui pra frente poder encrementá-la e fazer deste espaço um exercício diário que possa trazer informações interessantes a quem desejar visitar. E retomo trazendo uma matéria muito interessante que vi no http://hypescience.com/ sobre: 10 bares e restaurantes nerds incríveis
Você está em um restaurante e é servido por um garçom, mas ele não é uma pessoa, e sim um robô. Já pensou nisso? Existe um restaurante assim, na Tailândia. E ele é apenas uma das opções de bares e restaurantes nerds espalhados pelo mundo. Acompanhe o top 10 de alguns lugares curiosos:







1 – Miracle of Science (EUA):
Inaugurado em 1991, o Miracle of Science (ou Milagre da Ciência) é campeão em se tratando de elegância geek. Logo na entrada dá para perceber que não é um restaurante comum: o menu é escrito a mão, na parede, em formato de tabela periódica. O restaurante sempre está cheio de artistas, músicos, físicos e geeks que entendem tudo de informática.

2 - Hajime (Tailândia)
O Hajime Restaurant parece ter saído de algum filme de ficção científica: lá, os garçons são robôs. Os pedidos são feitos em uma tela touchscreen e os garçons robóticos logo entram em ação servindo os clientes. E não para por aí. Os robôs também recolhem os pratos vazios e dançam para entreter quem estiver por lá. O proprietário do restaurante do futuro investiu mais de um milhão de reais no espaço, incluindo a compra de quatro robôs japoneses.

3 – Barcade (EUA)




Cinco amigos do Brooklyn têm duas paixões em comum: cervejas artesanais e jogos de arcade. Eles decidiram unir essas diversões criando seu próprio negócio, um bar chamado Arcade. Lá você pode relembrar os jogos clássicos dos anos 80 enquanto aprecia uma interminável rodada de cerveja artesanal.

4 – World of Warcraft (China)

O famoso jogo online World of Warcraft é o tema desse restaurante, no centro de Pequim. Desde a decoração até a comida é inspirada no game. O cardápio, entretanto, é um mistério para quem não conhece o jogo.

5 – Mundo Tapas Bar (Austrália)


A cidade mais populosa da Austrália tem um bar para pessoas sempre conectadas. Localizado no norte de Sydney, o Mundo Tapas oferece um iPad com o cardápio para os clientes fazerem o pedido. Não é difícil escolher o que você vai comer lá: você pode ver as imagens de todas as opções com as notas que os outros clientes deram para elas.
6 – Library Bar (EUA)

O Library Bar é um ótimo local para quem gosta de literatura e de bares diferentes e criativos para sair. Com tantas opções de livros nas estantes, fica até difícil lembrar de fazer o pedido de uma das várias cervejas artesanais que eles fornecem. Mas se a fome bater, fique tranquilo: o garçom entrega o cardápio e você pode fazer o pedido por telefone. O Wolfgang Puck Gourmet Express, vizinho do bar literário, tem ótimas opções de comida, e eles entregam o pedido enquanto você lê algum clássico e aprecia uma boa cerveja.

7 – MoJo iCuisine(Taiwan)

Imagine um mundo em que você pudesse sair para jantar sem ter que se preocupar com o momento em que garçom vai aparecer para anotar o seu pedido ou fechar a sua conta. No iCuisine isso é possível. Nesse restaurante, você faz seu pedido através do menu que aparece na mesa interativa, sensível ao toque. Você e seu acompanhante podem até escolher o tipo da toalha da mesa que querem enquanto estiverem jantando. A comida não poderia ser comum em um restaurante assim: é uma mistura de comida ocidental com gastronomia molecular.


8) Clo Wine Bar (EUA)


O Clo Wine Bar é a prova que os endinheirados também se renderam à era digital. O Clo tem 100 vinhos internacionais em seu menu, que podem ser escolhidos em superfícies interativas sensíveis ao toque. É possível conhecer os vinhos através de informações e ilustrações, e após fazer o pagamento com cartão de crédito é só esperar a bebida ser servida. Nesse bar, comprar um vinho caro é tão fácil quanto comprar uma nova música para o iPhone.

9 – Hot Fried 77 (Taiwan)

O Hot Fried 77 é uma tentativa de atrair o público do Windows 7 para… restaurantes. O Hot Friend tem um prato chamado Windows 7 Whopper, além de várias outras refeições temáticas que custam em torno de cinco reais. Afinal, nem só de computador vive o homem.

10 – Inamo (Inglaterra)
O Inamo é um restaurante oriental em Londres com um sistema de pedidos curioso, que vai além da comida. O cardápio é projetado na superfície da mesa. Você pode pedir seu jantar lá, mas também investigar a vizinhança local e até mesmo pedir um táxi para casa.
 
 
 
 

segunda-feira, 29 de março de 2010

França premia a baguete, paixão diária dos parisienses

Da France Presse

Os panificadores ('boulangers') multiplicam as variedades de pão para satisfazer sua clientela, mas a baguete tem lugar cativo nos corações - e estômagos - dos parisienses, que devotam uma paixão quase litúrgica a este símbolo da gastronomia francesa, contemplado esta semana com um prêmio anual.

Desde 1994, a cidade de Paris organiza um concurso destinado a eleger a melhor baguete da capital, escolhida pelos membros de um júri formado por especialistas em gastronomia e moradores escolhidos ao acaso.

O premiado de 2010, escolhido na segunda-feira, foi Djibril Bodian, jovem de origem senegalesa de 33 anos, 'boulanger' da "Grenier à Pain", no coração de Montmartre, pertinho do café onde trabalhava a personagem do cinema Amélie Poulain.

Nascido no Senegal, este jovem artesão cresceu em Seine-Saint-Denis e se formou 'boulanger' há doze anos. Seu prêmio: 4 mil euros e a 'cereja do bolo': abastecer o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, por um ano.

"A baguete é, atualmente, um dos pães preferidos dos parisienses, 60% preferem a baguete chamada de tradicional (contra 40%, da baguete comum). No resto da França, o consumo da baguete tradicional não é superior a 20%", explica à AFP o presidente da câmara profissional de artesãos padeiros-confeiteiros ('boulangers'-'pâtissiers'), Jacques Mabille.

O surgimento deste tipo de pão em Paris remonta aos anos 1920, explica o historiador da alimentação Steven Kaplan, especialista em pães.

"O Estado francês permitiu aos 'boulangers' parisienses criar, juntamente com o pão taxado pelo Estado, um 'pão de fantasia', mais leve, ao qual poderiam atribuir o preço que desejassem", continua.

Com a chegada do sanduíche na dieta francesa, a baguete encontra uma nova vocação, mas rapidamente enfrenta a concorrência da produção industrial.

"O decreto do pão de 13 de setembro de 1993, que define o que é o 'pão de tradição francesa' - uma mistura de farinha de trigo, água, sal de cozinha e fermento - felizmente salvaguardou a panificação artesanal e a baguette", ressalta Kaplan.

"Uma boa baguete deve ter um belo aspecto visual, ser bem reta e crocante, com uma boa fermentação - com buracos grandes e regulares -, migalha cor de creme e aroma", descreve Jacques Mabille.

"Quanto ao sabor, deve ser doce, perfumado e permanecer na boca. Assim que comemos um pedaço, devemos sentir o desejo de repetir", acrescenta.

"A baguete é uma abordagem simplificada da cultura francesa", avalia Yang Zhou, membro do júri de origem chinesa. "Depois da minha chegada à França, em 2002, eu compro minha baguete todos os dias; é como se eu sempre tivesse sido um bom francês", diverte-se.

Para o britânico Stephen Clarke, autor de "God save la France", existe uma "relação carnal entre os franceses e o pão que não existe em outro lugar".

"Na Inglaterra, a alimentação é asséptica, enquanto na França todo mundo toca o pão com as mãos", compara.

Festival Gastronômico em São José dos Campos começa no próximo dia 5

No próximo dia 5 de abril começa o 3º Festival Gastronômico em São José dos Campos. A novidade este ano são as palestras referentes à gastronomia, nutrição e aproveitamento de receitas. As inscrições podem ser feitas por telefone ou no Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinhores).

As vagas são limitadas e o ingresso solidário é 1 quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue na entrada das palestras, que serão realizadas na Associação Comercial Industrial (ACI) e no Senac.

Toda a arrecadação será doada a cinco entidades: Casa Vó Laura, Asilo Santo Antônio, AME, Coal e Apae. Participantes Ao todo, 40 estabelecimentos da cidade (entre restaurantes, bares, pizzarias, hamburguerias e creperias) vão participar do festival oferecendo pratos atrativos e especialidades da casa com preços promocionais que variam de R$ 10 a R$ 70, além de cardápios diferenciados.

Serviço

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 3922-4977 ou no Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), que fica na Rua Coronel Madeira 46, no centro.

Programação

5 de abril
Vinícola Pizzato: “O Mundo dos vinhos”
19h às 20h30
Espaço Mario Covas

8 de abril
Unilever Foodsolutions: “Reinvente seu cardápio e aumente suas vendas!”
16h às 17h20
Espaço Mario Covas

9 de abril
Senac: “A gastronomia e o mercado de trabalho”
16h às 17h20 Senac

12 de abril
Unilever Foodsolutions: “Sobremesas: fácil preparar, vender e lucrar”
16h às 17h20
Espaço Mario Covas

14 de abril
BDO: “Excelência no atendimento”
19h às 20h30
ACI

16 de abril
Senac: “Utilização integral dos alimentos: combate ao desperdício”
16h às 17h20
Senac

19 de abril
Ultragaz: “Noções básicas de segurança para manuseio do gás”
16h às 17h
Espaço Mario Covas

23 de abril
Senac: “Higiene pessoal e manipulação de alimentos no trabalho”
16h às 17h20
Senac

27 de abril
Unilever Foodsolutions: "Entradas e Petiscos: Como inovar de maneira rentável?"
16h às 17h20h
Espaço Mario Covas

28 de abril
ACI: “Fidelizando o seu cliente no restaurante”
16h às 17h
ACI

Endereços

Senac - Rua Saigiro Nakamura 400, Vila Industrial 2134-9000
ACI - Rua Francisco Paes 56, Centro 3904-4000
Espaço Mario Covas Praça Afonso Pena 29, Centro 3921-7587

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bar Vesúvio, em Ilhéus, comemora 100 anos




Fonte - cafecomnoticias.com.br

Completar 100 anos é ter muitos “causus” para contar. O Bar Vesúvio, localizado no município de Ilhéus (BA), cidade que foi cenário do romance Gabriela e de outras estórias do escritor baiano Jorge Amado chega a um centenário de existência no próximo mês de dezembro. O local funciona como imã para os turistas que curiosos querem conhecer o ambiente que a faceira personagem de Gabriela servia os quibes sob olhares curiosos e desejosos dos coronéis da época.

O bar temático e literário – tombado no ano 2000 pela Prefeitura Municipal de Ilhéus como patrimônio Histórico – foi reproduzido em 1975 nos estúdios da TV Globo para a novela Gabriela, onde era cenário do romance entre Nacib (interpretado por Armando Bógus) e Gabriela (Sônia Braga). Na vida real, os principais coronéis do cacau da época se encontravam no Vesúvio “para um dedinho de prosa” e para fazer negócios. Reforçando as comemorações, um projeto cultural criado pelo diretor do Vesúvio, Guido Paternostro está sendo avaliado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto prevê comemorações nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, com shows acústicos na praça em frente ao estabelecimento e contempla ainda, o lançamento do livro “100 anos do Vesúvio” a ser lançado no segundo semestre pela historiadora Maria Luiza Hainer. “Estou aguardando a resposta no Ministério da Cultura”, aguarda Guido com ansiedade, torcendo para que o projeto seja aprovado e saia do papel.

Ponto Turístico e Iguarias
Um dos principais quitutes servidos por Gabriela Cravo e Canela, no romance de Jorge amado, era o quibe libanês, que leva na receita secular ingredientes como hortelã e pimenta rosa. Até hoje a iguaria é servida no Vesúvio. “Além do quibe, criamos a especialidade gastronômica da casa: a Moqueca Arretada com mariscos, camarão defumado, carne charque e ovos. A receita está presente em três edições do livro Segredos dos Chefs, uma parceria entre o Senac, Sebrae e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)”, anuncia Guido Paternostro, orgulhoso em comemorar os cem anos do bar. O prato tem arroz, pirão e farofa de dendê como acompanhamento, servindo duas pessoas a um custo de R$ 55.

O Vesúvio, que passou por vários proprietários desde a fundação e reformas administrativas e estruturais no ano 2000, é ponto turístico de Ilhéus também por ter uma estátua de Jorge Amado em tamanho natural e sentado na mesa de entrada. A escultura em pedra é parada obrigatória para fotos.

Entre os dez melhores Chopes do Brasil
Na sua história mais recente, o bar acaba de conquistar o Prêmio Regional Mestres Apreciadores 2009, promovido pela Femsa Cerveja Brasil – portfólio comercializado pela Norsa nos estados da Bahia, do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. O chope do bar está entre os dez melhores do Brasil e no próximo dia 2 de dezembro, o empresário Guido Paternostro, estará em São Paulo para participar da premiação nacional, concedida a 54 pontos de venda dos 34 mil pontos participantes. Para prestigiar os freqüentadores do Vesúvio, a Norsa disponibilizou torres de chop nas mesas, assim a dobradinha quibe e cerveja fica ainda mais gostosa.

foto 1 - Fachada do Restaurante Vesúvio - Ilheus/BA - 09/12/2009 - Foto - Valter Pontes/Coperphoto

foto 2- Restaurante Vesúvio - Ilheus/BA - 09/12/2009 - Prato Moqueca Arretada Foto - Valter