quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bar Vesúvio, em Ilhéus, comemora 100 anos




Fonte - cafecomnoticias.com.br

Completar 100 anos é ter muitos “causus” para contar. O Bar Vesúvio, localizado no município de Ilhéus (BA), cidade que foi cenário do romance Gabriela e de outras estórias do escritor baiano Jorge Amado chega a um centenário de existência no próximo mês de dezembro. O local funciona como imã para os turistas que curiosos querem conhecer o ambiente que a faceira personagem de Gabriela servia os quibes sob olhares curiosos e desejosos dos coronéis da época.

O bar temático e literário – tombado no ano 2000 pela Prefeitura Municipal de Ilhéus como patrimônio Histórico – foi reproduzido em 1975 nos estúdios da TV Globo para a novela Gabriela, onde era cenário do romance entre Nacib (interpretado por Armando Bógus) e Gabriela (Sônia Braga). Na vida real, os principais coronéis do cacau da época se encontravam no Vesúvio “para um dedinho de prosa” e para fazer negócios. Reforçando as comemorações, um projeto cultural criado pelo diretor do Vesúvio, Guido Paternostro está sendo avaliado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto prevê comemorações nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, com shows acústicos na praça em frente ao estabelecimento e contempla ainda, o lançamento do livro “100 anos do Vesúvio” a ser lançado no segundo semestre pela historiadora Maria Luiza Hainer. “Estou aguardando a resposta no Ministério da Cultura”, aguarda Guido com ansiedade, torcendo para que o projeto seja aprovado e saia do papel.

Ponto Turístico e Iguarias
Um dos principais quitutes servidos por Gabriela Cravo e Canela, no romance de Jorge amado, era o quibe libanês, que leva na receita secular ingredientes como hortelã e pimenta rosa. Até hoje a iguaria é servida no Vesúvio. “Além do quibe, criamos a especialidade gastronômica da casa: a Moqueca Arretada com mariscos, camarão defumado, carne charque e ovos. A receita está presente em três edições do livro Segredos dos Chefs, uma parceria entre o Senac, Sebrae e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)”, anuncia Guido Paternostro, orgulhoso em comemorar os cem anos do bar. O prato tem arroz, pirão e farofa de dendê como acompanhamento, servindo duas pessoas a um custo de R$ 55.

O Vesúvio, que passou por vários proprietários desde a fundação e reformas administrativas e estruturais no ano 2000, é ponto turístico de Ilhéus também por ter uma estátua de Jorge Amado em tamanho natural e sentado na mesa de entrada. A escultura em pedra é parada obrigatória para fotos.

Entre os dez melhores Chopes do Brasil
Na sua história mais recente, o bar acaba de conquistar o Prêmio Regional Mestres Apreciadores 2009, promovido pela Femsa Cerveja Brasil – portfólio comercializado pela Norsa nos estados da Bahia, do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. O chope do bar está entre os dez melhores do Brasil e no próximo dia 2 de dezembro, o empresário Guido Paternostro, estará em São Paulo para participar da premiação nacional, concedida a 54 pontos de venda dos 34 mil pontos participantes. Para prestigiar os freqüentadores do Vesúvio, a Norsa disponibilizou torres de chop nas mesas, assim a dobradinha quibe e cerveja fica ainda mais gostosa.

foto 1 - Fachada do Restaurante Vesúvio - Ilheus/BA - 09/12/2009 - Foto - Valter Pontes/Coperphoto

foto 2- Restaurante Vesúvio - Ilheus/BA - 09/12/2009 - Prato Moqueca Arretada Foto - Valter