segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Paraty é a terceira cidade do Rio a entrar no projeto Caminhos do Sabor


Paraty é o terceiro município fluminense a ser beneficiado pelo projeto Caminhos do Sabor. Os outros dois são Petrópolis e Búzios. Com o objetivo de atrair maior fluxo de turistas para a cidade onde é desenvolvido, o projeto, conduzido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Ministério do Turismo e apoio do Sebrae, consiste em utilizar características exclusivas da gastronomia dos destinos onde é implantado como fator de competitividade. Serão atendidas 40 empresas do setor de bares e restaurantes do município.

Para traçar um diagnóstico do perfil do setor de alimentação fora do lar em Paraty, foi realizada uma pesquisa com diversos públicos, como turistas, consumidores locais e empresários. Em dezembro será realizada a primeira capacitação do projeto, com duas turmas sobre Atendimento ao Cliente. Em março, haverá cursos de inglês e espanhol e será feita a tradução dos cardápios para essas línguas.

A pesquisa detectou que o turista que visita Paraty é, principalmente do Rio (56,6%), seguido de São Paulo (20%), Volta Redonda e Ubatuba (6,5% cada um). Além disso, mais de 40% estiveram na cidade e voltaram mais de uma vez. O turista de Paraty está subdividido em dois grupos: os que já frequentam o local e os novos visitantes, o que indica renovação e baixo risco de esgotamento da demanda turística da cidade. O levantamento identificou também que os entrevistados demonstraram maior interesse em conhecer o turismo gastronômico (13,3%), seguido de fim de semana e lua de mel (10%) e turismo esportivo (também 10%).

* Fonte: Sebrae-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário