terça-feira, 13 de outubro de 2009

Evento gastronômico no Rio homenageia a FRANÇA

A edição 2009 do Petrópolis Gourmet, conta com a participação de 40 restaurantes participantes, que irão elaborar um cardápio completo inspirado na culinária francesa. O evento que ocorre entre os dias 12 e 22 de novembro, faz parte da programação do Ano da França no Brasil.

A grande novidade deste ano é o “Concurso Gastronômico Vive la France”, destinado a descoberta de novos talentos. O concurso consiste em elaborar uma receita de prato principal que possua obrigatoriamente a influência da culinária francesa e seja preparado de preferência com produtos típicos de Petrópolis. O prêmio será uma bolsa de estudos de 10 dias no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD). Podem participar estudantes de gastronomia e gourmets do estado do Rio de Janeiro que não tenham ligação profissional na área.

O evento conta também com Oficinas Gastronômicas que serão realizadas no Mercado Gourmet, no SENAC Itaipava e no Xodó de Minas, em Petrópolis. Na programação estão previstas as apresentações de Ricardo Castilho, Rafael Puyau, Danielle Dahoui, Antônio Lo Presti, dentre outras. Além disso, haverá as oficinas com chefs renomados trazidos pelo SENAC, como Roland Villard, Christophe Lidy, Frederic Monnier, e o enólogo Paulo Nicolay.

Para os que apreciam uma boa leitura, a editora SENAC estará com um estande no Mercado Gourmet, onde o chef Roland Villard vai autografar seu livro “A Dieta do Chef: Alta Gastronomia de Baixa Caloria”. No Café Literário, espaço onde livrarias e editoras irão promover outros lançamentos além de bate papo com autores, será a vez de “A Francesa História do Brasil”, de Eduardo de Oliveira.

Já para o público infantil será realizada a segunda edição do Gourmet Kids, um espaço onde as crianças poderam elabrorar uma receita.

Informações: www.petropolisgourmet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário