quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Esculturas e Aula Show realçam Arena Gastronômica na Nova Equipotel




Voltada para profissionais do setor hoteleiro, gastronômico, design e decoração, a Nova Equipotel expõe este ano diversos produtos que contribuem para a preservação do meio ambiente e promove atrações de cerca de 1.100 marcas e empresas em São Paulo até amanhã, dia 17 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A Arena Gastronômica, parte integrante do Equip Food & Drinks, continuou com grande presença do público no segundo dia de feira. Dentre os destaques do espaço, organizado pela Tyche Mkt Prod, estão a Aula Show e a Oficina de Escultura de Alimentos.

Nessa última, este ano, uma das principais novidades são as novas ferramentas no Brasil para ornamentar frutas e vegetais, de acordo com o chef theco Charlie Carving. "Essas ferramentas vieram para facilitar o trabalho. Muitos chefs às vezes não têm tempo de preparar o seu prato e ornamentá-lo. Com essas ferramentas, qualquer um pode enfeitar rapidamente seu prato", acrescenta Carving.

O público presente às oficinas aprovou. "Ele (Charlie) tem bastante paciência e explica de forma bem didática, clara", salienta Maristela Leite, que participou de três oficinas de escultura de alimentos desde o começo da Nova Equipotel 2009.

Na Arena, o público também pôde, pelo segundo dia da Aula Show, degustar pratos da alta gastronomia preparados pelos mais renomados chefs. Hoje, se apresentaram na Aula Show Ailton Piovan e Fernando Lima (Federazionje Italiana Couchi – FIC), Sandro Bianchini (Grande Hotel São Pedro), Philippe Soffieti (Buffet França) e Marcelo Magaldi (FIC), Luis Conceição (Novotel Center Norte) e Teresa Guerra (consultora de Gastronomia).

A Cave de Vinhos também atraiu um grande público apresentando, entre outros, vinhos do Sul da França e vinhos das regiões Sul e Nordeste do Brasil. No Drink Show, um dos destaques foi a aula com preparação de drinks à base de cachaça comandada por Nelson Duarte (Consulado da Cachaça) e pelo barman Luis Claudio Fernandes.


Conference Gastronomia destaca cardápios e higiene

No segundo dia do Equip Conference Gastronomia foram apresentados vários temas como inovação em cardápios, higiene e saúde e melhora nos resultados através de ferramentas. Sempre lotadas, as palestras atraíram a atenção de muitos visitantes da feira.

Inovação e criatividade nos cardápios

O palestrante Charles Giudicci, diretor de alimentos e bebidas do Hotel Transamérica, falou da importância em ter um cardápio com um toque de inovação e criatividade, além de itens exclusivos que só seu estabelecimento tenha. “A criatividade entra não só no cardápio, mas em pequenos detalhes que vão do atendimento a comida oferecida. Já a inovação como forma de fidelizar o cliente e ter no cardápio um ‘carro chefe’ que o faça lembrar e retornar sempre ao estabelecimento”, conclui Charles.

Como case de sucesso, ele falou do pudim de leite do Hotel Transamérica, eleito por muitos presentes que assistiam ao evento como o “melhor do mundo”. Giudicci explicou que não só o pudim virou marca registrada do serviço de buffet do hotel e que muitos clientes só fecham o serviço se tiver o item incluso. Mas a guloseima faz parte de uma combinação de serviços com excelência, que passa por todos os setores.

Soluções para os problemas com higiene

A nutricionista e consultora em controle higiênico-sanitário, Flavia Zibordi, abordou um assunto caro aos restaurantes: higiene. “Além de seguir a legislação sobre higiene é preciso conscientizar os funcionários que a responsabilidade pela higiene da comida servida é deles, e que a saúde daquele cliente está em suas mãos”, alertou a palestrante.

Flavia explicou os passos para estabelecer metas e cumpri-las que vão desde visitas técnicas semanais com horário variável, relatórios sazionais e implantação de ferramentas de apoio como manual de boas práticas e de procedimentos operacionais, sempre elaborados de acordo com as regras e rotina de cada estabelecimento.

Gerando melhores resultados

Eduardo Banzato, presidente do Instituto IMAM, trouxe para o congresso modelos de ferramentas para estratégia e geração de resultados eficazes aplicados no setor de gastronomia. Com linguagem dinâmica e exemplos do cotidiano dos empresários do setor, Banzato falou sobre os conceitos TOC, Lean e 6Sigma.

“Essas ferramentas permitem análise, identificação e eliminação das variações que ocorrem em cada setor, gerando retorno imediato e melhora na qualidade de serviço”, afirma Eduardo. Ele deu exemplos de como abriu o seu primeiro restaurante e após identificar algumas falhas aplicou os métodos que resolveram os problemas e geraram o retorno do investimento.

Feira apresenta produtos ecologicamente corretos

Entre as novidades, destaque para o desodorizador de ambientes da Básico Aroma, que retira todo o odor do local, inclusive o de cigarro. “Algumas borrifadas do nosso produto e 20 minutos o local fica livre de qualquer cheiro desagradável”, explica Renata Silva, proprietária da empresa.
A Asitec lança a Bio Wash, uma esfera tecnológica que substitui o sabão em pó. Totalmente inodora e ecologicamente correta, diminui o tempo de lavagem, é mais econômica e possui certificados ambientais e da qualidade. O produto é fácil de usar, basta colocar uma esfera junto com as roupas na máquina de lavar e deixar de molho por 30 minutos.

Participando pela primeira vez da feira, Alfredo Antônio Schmidt, da Oficina de Marcenaria conta que o maior objetivo da exposição de seus produtos é a conscientização acerca da preservação da natureza. “Trabalhamos com três tipos de madeira reflorestada: eucalipto, pinus e seringueira. Essas matérias-primas recebem diversos tratamentos diferentes e oferecem possibilidades infinitas de utilização”.

O empresário enfatiza que os empreendimentos precisam investir nessa ideia e que clientes estão valorizando cada vez mais as empresas que pensam na sustentabilidade. Já a Firbimatic do Brasil, que representa com exclusividade no País a linha industrial de lavadoras e secadoras da marca Huebsch, espera ampliar contatos durante a feira, principalmente no Nordeste. “É um mercado que tem muito ainda a ser explorado, enquanto que nas demais regiões do país temos certa diversificação de clientes, observa o diretor da empresa, Timotheo Ferreira Lima Filho.

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