quarta-feira, 27 de julho de 2011

Evento em Campinas une gastronomia e astronomia

Dentro do Festival Gastronômico de Campinas, no sábado (30), Estação Marupiara recebe programação especial com astrônomo Júlio Lobo

No sábado (30), dentro da 3ª edição do Festival Gastronômico de Campinas, um evento que une astronomia e gastronomia promete agitar corações e paladares. Seguindo o tema do festival que homenageia a culinária italiana, o evento terá como linha mestra a história de Romeu e Julieta. Assim como o casal eternizado por Shakespeare, Aberlado e Heloisa e tantas outras histórias de amor da literatura, o céu também está povoado de lendas, que falam do coração, representadas por estrelas e constelações. “A lenda da Constelação da Coroa Boreal na qual a bela Ariadne é abandonada por Teseu; a Constelação de Lyra de Orfeu e Euridice ; a história de Artemis e seu amado caçador da Constelação de Orion e a lenda das estrelas Vega e Altair que deu origem à festa do Tanabata, comemorada pelos japoneses estão entre os assuntos da conversa que unirá a observação de Saturno com telescópio e um passeio pelas estrelas das constelações que fazem parte das histórias de amor celestiais”, explica o astrônomo Júlio Lobo.

O evento será no restaurante Estação Marupiara e vai contar com um cardápio especial, que começa com um coquetel com polenta mole com gorgonzola, brusquetas de tomates e queijo meia-cura, brusquetas de zucchini e queijo coalho com geléia de goiaba, servido durante a observação ao céu.
Para o jantar, há três opções de pratos principais: fettuccine de cacau com calabresa com tomates frescos ao basílico, nhoque de castanhas-do-Pará com ragu de cordeiro e sálvia crocante ou filé coberto com molho gorgonzola e risoto de morangos. Uma opção de prato infantil: capellini com tiras de filé (ou lascas de salmão) ao molho branco.

A sobremesa, é claro, é Romeu e Julieta, uma torta de goiaba com sorvete de queijo.

Agende-se

3º Festival Gastronômico de Campinas Noite do Romeu e Julieta

Quando: dia 30 de julho, às 20h30

Onde: restaurante Estação Marupiara http://www.estacaomarupiara.com.br/

Endereço: Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 - Joaquim Egídio – Campinas

Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou com Viviane pelo número de celular: 19 9243-1715

Gastronomia é aposta da Riotur para baixa temporada

A cidade do Rio de Janeiro se transformará na capital de todos os sabores entre 18 e 28 de agosto. Durante o período acontecerá o Rio Gastronomia, um festival que reforçará o calendário de eventos da Riotur em um período antes considerado de baixa temporada. O evento vai celebrar a diversidade da culinária e da cultura carioca pelos quatro cantos da cidade, com muita música, história, lazer e gastronomia. “O Rio Gastronomia será um grande sucesso e vai fazer parte do calendário oficial da cidade exatamente no mês de agosto, que seria considerado de baixa temporada. Esse é o nosso objetivo, ampliar cada vez mais o calendário de eventos, para termos turistas de diversas partes do país e do mundo em todos os meses do ano, provando o melhor do tempero carioca”, declarou o presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Os turistas que estiverem no Rio durante o evento ganharão o Guia de Botequins. Em edição bilíngue (português e inglês), e com tiragem de 50 mil exemplares, o livreto será distribuído gratuitamente em hotéis e pontos de atendimento ao turista, da Prefeitura do Rio, e apresentará 70 endereços que resumem o espírito dos bares cariocas. No mesmo período, 100 livrarias e outros estabelecimentos vão montar vitrines com o tema “Culinária e Gastronomia” e oferecer promoções durante o período do evento.

Centro Europeu de Curitiba faz oficina gastronômica nesta semana26

Na próxima sexta-feira (29/07), o Centro Europeu de Curitiba vai realizar mais uma edição da oficina gastronômica Club Gourmet. Voltado para interessados em adquirir conhecimentos no segmento da gastronomia, o evento terá como tema Sabores inusitados do Paraná e será comandado pelos chefs Carlos Henrique Mancuzzo, Dyogo Prado e Harumi Iura.

A oficina gastronômica terá início às 19 horas e será realizada na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Isabel, 1.300). As inscrições custam R$ 180 e podem ser feitas pelo telefone (41) 3324-6669 ou pelo site www.centroeuropeu.com.br.

Maringá terá a primeira edição do Festival Comida de Butiquim

"Maringá não tem mar: tem bar", definiu, bem humorado, Wilson Teixeira, gerente de marketing do grupo O Diário, em encontro com proprietários de bares e restaurantes na última quinta-feira na Casa de Bamba.

Em parceria com o Convention & Visitors Bureau, Faculdade Cidade Verde, Senac, MLG Comunicação e Eventos, o grupo O Diário está promovendo a primeira edição do Festival Comida de Butiquim. A competição vai ocorrer entre os dias 1 a 20 de novembro e vai contar com sessenta estabelecimentos selecionados pela comissão organizadora, entre bares, restaurantes e petiscarias.

Serão três categorias: melhor prato, melhor petisco e melhor lanche. Os três primeiros colocados, de cada modalidade serão contemplados com um troféu. "A ideia do Festival é, com o tempo, virar uma tradição. Maringá não é uma cidade litorânea, não tem montanhas. Os nossos bares são nossas atrações turísticas", diz Teixeira.

As cidades que já investiram nesse tipo de concurso tiveram resultados positivos. "Quando o festival chega em cidades do interior, dá muito certo. Os bares ganham fluxo de pessoas e ganham um incentivo à criatividade. É uma competição saudável: ganham o bar, a cidade e o consumidor, que pode experimentar coisas novas", diz.

Jurados
O time de jurados, selecionados pelos organizadores do evento, será composto por chefes de cozinha e pessoas da comunidade. O Senac vai preparar os jurados para que eles possam julgar, com conhecimento, itens como "higiene, atendimento e apetecibilidade do prato e temperatura da bebida", adianta a nutricionista do Senac, Angélica Rodrigues.

Aos funcionários dos bares participantes, o Senac vai oferecer, gratuitamente, dois cursos: "Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos" e "Atendimento para Garçom".

Estratégias publicitárias pretendem provocar pessoas que não são de Maringá para participar do Festival. "Queremos pegar as pessoas na rodoviária, aeroportos e despertar a curiosidade delas para fazerem o roteiro gastronômico", comenta Teixeira.

"Queremos mostrar as opções gastronômicas que Maringá oferece. Vamos divulgar a nossa gastronomia e estimular os donos de bares, restaurantes e petiscarias para que eles se aprimorem cada vez mais. É um festival que visa qualificação e integração", resume Iara Linschoten, diretora do Convention & Visitors Bureau.

Aos jovens talentos da cozinha, o Comida de Butiquim é a chance de pôr em prática todo o seu talento. Quem sabe, com sabores inusitados e acepipes inovadores, não há uma chance para fazer história na gastronomia da cidade?

"O Festival é muito bom para os talentos locais. Com o tempo, será mais um diferencial da cidade. É um festival que vai movimentar a economia e colocar a cidade num circuito nacional de culinária", comenta Linschoten.

Minas
Em território mineiro, não é exagero dizer que o festival, intitulado Comida di Buteco, revolucionou a gastronomia local. Tudo começou em 1999, em Belo Horizonte, com a iniciativa do apresentador de rádio Eduardo Maia, responsável por um programa de culinária. Na primeira edição, em 2000, concorreram uma dezena de botecos. Com sucesso de crítica e público, o festival se transformou numa referência nacional, entrando no conceituado Guia 4 Rodas, publicado pela editora Abril.

Hoje, o festival é realizado em onze cidades. Na capital mineira, o público chega a 800 mil participantes e ganhou destaque em jornais internacionais, como o norte-americano New York Times e o argentino La Nacion. A receita para o sucesso do festival maringaense é infalível. Que venham para mesa, então, as receitas dos nossos botecos .

Para provar


Festival Comida de Butiquim: 60 bares, restaurantes e petiscarias apresentam receitas no período de 1 a 20 de novembro. O preço varia de acordo com o estabelecimento

domingo, 17 de julho de 2011

Nova Trento, SC, investe em roteiro de peregrinação

A cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, destaca-se pela forte influência da colonização italiana, refletida principalmente em sua gastronomia, e pelo seu Santuário de Santa Paulina e Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro.
Por conta dos atrativos turísticos religiosos, principalmente, de acordo com o prefeito de Nova Trento, Orivan Orsi, a cidade de 12 habitantes chega a receber até 50 mil pessoas por mês. "Além disso, a cidade tem cerca de 7.500 carros, e recebe de 4 a 5 mil a mais por semana", completa o prefeito. "Por estarmos recebendo cada vez mais turistas estamos em busca de investimentos na área para cidade", afirma Orsi.
E para incentivar ainda mais o turismo local, a prefeitura está trabalhando na formatação de um roteiro de peregrinação entre os dois santuários num trajeto de 62 quilômetros. "No dia 25 de junho fizemos a primeira caminhada, que foi de 28 quilômetros e reuniu mais de 150 pessoas. Pelo trabalho de divulgação, supereou a nossas expectativas. Foi uma espécie de treino. Estamos buscando o melhor formato, queremos que se torne uma espécie de Caminho de Santiago de Compostela", explica Orivan Orsi. De acordo com o prefeito, a prefeitura bancou toda a estrutura, fornecendo banheiro químico, equipe de atendimento médico e refeições durante a caminhada. "O participante contribui com um valor simbólico de R$10. Pelo retorno que houve e pelo legado que deixará para a cidade é um investimento que vale a pena", completa.
Para o próximo ano ainda não estão definidos datas nem formato, mas segundo Orsi, a intenção é receber até 1000 turistas por dia por conta do roteiro.





Fonte: Mercado & Eventos

II Festival da Arraia: gastronomia em Barra Nova

Que tal aproveitar as belezas da praia de Barra Nova e ainda degustar os melhores pratos típicos da arraia? Então, programa-se para curtir o II Festival Gastronômico da Arraia, realizado na praia de Barra Nova, em Cascavel. O evento envolve gastronomia, música e artesanato, além de contribuir para a preservação da culinária local e dos costumes e tradições do município de Cascavel, um dos roteiros turísticos do Estado do Ceará. O festival será realizado a partir desta sexta-feira (15) e vai até o dia 17 deste mês.
Este ano, o festival contará com uma área de degustação dos pratos típicos da arraia, feiras gastronômica e de artesanato e uma intensa programação musical. Além disso, serão oferecidos cursos e oficinas de capacitação na área da gastronomia e de atendimento ao público, com o intuito de possibilitar a melhoria nos serviços oferecidos na região.
Durante os três dias do evento as atividades serão divididas por todo o dia, sendo as capacitações e palestras realizadas pela manhã e tarde e as feiras e shows durante a noite.
Sendo a arraia um peixe muito encontrado na região, o projeto visa difundir a variedade dos sabores e pratos que podem ser preparados com a iguaria, projetando o município de Cascavel e todo o litoral Leste como produtor de arraia e referência na sua preparação. Além da degustação, o festival realizará capacitações nas áreas da gastronomia e de atendimento, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos restaurantes típicos que comercializam os pratos tradicionais da arraia na praia de Barra Nova.
Barra Nova
A praia de Barra Nova, localizada no distrito de Jacarecoara, em Cascavel, é uma das mais belas praias do litoral Leste. Com acesso em asfalto recém construído, se firma como um dos destinos bem frequentados pelos turistas. No local existem ótimas opções de lazer, com barracas bem estruturadas, piscinas naturais, um povo hospitaleiro e uma inesquecível paisagem que serviu, inclusive, como cenário para novelas e filmes nacionais.
MAIS INFORMAÇÕES
II Festival Gastronômico da ArraiaLocal: Praia de Barra Nova, em CascavelData: 15 a 17 de julhoTelefone: 3334.2840

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os benefícios do vinho para a saúde

Com chegada do inverno o gosto pelas bebidas quentes e principalmente pelos vinhos, aflora. Brancos ou tintos, essa iguaria milenar além de deliciosa proporciona inúmeros benefícios para a saúde.

O vinho reduz não só os ricos de doença cardíaca, ele contribui também para a diminuição de doenças degenerativas, entre elas: Alzheimer e Parkinson. Mas os benefícios à saúde não param por aí, a bebida é combinada por um grupo de antioxidantes chamados de compostos fenólicos, que ajudam na diminuir o mau colesterol, também conhecido como LDL ou lipoproteína de baixa densidade.

A iguaria ajuda a controlar também a hipertensão, arteriosclerose, desfaz as gorduras, diminui a proliferação do vírus do herpes, os riscos de pedra nos rins, melhora a digestão e o sono, além de regular o humor.

Os vinhos tintos oferecem mais benefícios à saúde do que o vinho branco, incluindo a prevenção ao câncer. Pesquisadores suspeitam que o vinho tinto contém mais polifenóis do que o branco.

Mas não podemos esquecer que esse consumo precisa ser na medida certa, já que a palavra chave é moderação. Para que o consumo do vinho seja adequado, o ideal é consumir no máximo dois cálices da bebida por dia para os homens e um cálice para as mulheres.

Por que abordar o tema?
O objetivo do tema é abordar os benefícios que o vinho traz para a saúde, além de dar dicas de como degustar da bebida de forma correta durante as refeições. Fernando Rodrigues também pode falar sobre os vinhos que harmonizam com determinados pratos, contribuindo para que os telespectadores possam degustar deste elixir dos deuses da melhor maneira possível.

Fonte: Fernando Rodrigues – Sommelier e Diretor da Lusitano Import.
http://www.lusitanoimport.com.br/

Heineken Brasil apresenta os rótulos de seu time de inverno



Portfólio traz as nacionais Kaiser Bock, Xingu e Gold ao lado das importadas Murphy’s Irish Stout, Murphy´s Irish Red e Edelweiss

A cada inverno que passa aumenta o número de pessoas que resolvem inovar e se permitem degustar uma cerveja em substituição à tradição do vinho. Para esses momentos os rótulos mais encorpados e alcoólicos são perfeitos. E a Heineken Brasil, a cervejaria com um dos maiores porftólios Premium do país, tem um time de peso para marcar presença na mesa em dias gelados. As nacionais Kaiser Bock, Xingu e Gold unem-se às importadas Murphy´s Irish Stout, Murphy´s Irish Red (Irlanda) e Edelweiss (Áustria) num grupo campeão.

Kaiser Bock (Brasil)
A inconfundível cerveja Premium sazonal é um dos ícones mais aguardados do inverno brasileiro e nessa temporada estará disponível na versão lata 350ml. Desde 1993, quando foi lançada, a Kaiser Bock tem seus insumos importados da Europa e a tradicional receita puro malte, o que se traduz em uma cerveja de sabor encorpado, coloração avermelhada única, aroma marcante e teor alcoólico mais elevado do que as cervejas comumente consumidas no país. Uma cerveja desenvolvida especialmente para ser degustada pelos mais exigentes e experientes apreciadores.

Xingu (Brasil)
Elaborada inicialmente para atender o paladar de um grupo de conhecedores que buscavam uma cerveja diferente das tradicionais. Uma cerveja escura extra premium de corpo médio, sabor envolvente e espuma cremosa. Possui teor alcoólico médio e amargor mais elevado. Levando-se em conta seu corpo, tem-se uma percepção suave quando degustada: seu sabor é um perfeito equilíbrio entre o amargo e o doce. Não é sem motivo que é apreciada e exportada para mercados além do brasileiro e acumula diversos prêmios de qualidade.

Gold (Brasil)
Cerveja tipo pilsen extra premiada entre as melhores Premium do mundo. Extra elaborada para um consumidor que valoriza sabores diferenciados, frequenta ambientes selecionados e que aprecia pouco a pouco uma cerveja encorpada e de qualidade superior. Produzida a partir da combinação perfeita de um blend de maltes selecionados, a Gold tem um sabor frutado, colarinho consistente, aroma refinado, cor dourada única e corpo robusto.

Murphy´s Irish Stout (Irlanda)
Originalmente produzida desde 1856 pela Lady's Well Brewery acumula mais de 150 anos de tradição. A cerveja irlandesa teve seu líquido premiado diversas vezes por sua qualidade e sabor superiores, tornando a marca conhecida ao redor do mundo e trazendo a tradição dos pubs irlandeses para o Brasil e mais de 40 países. Possui uma cor mogno escura, quase preta, com um denso e cremoso colarinho quando é servida. Seu aroma lembra café com toques de cacau e nozes, que também são sentidos em seu sabor, que começa com toques de malte torrado e termina com um gosto amargor bem balanceado.

A Murphy’s Irish Red (Irlanda)
Originalmente produzida desde 1856 pela Lady's Well Brewery acumula mais de 150 anos de tradição. Possui uma cor cobre-avermelhada que deixa uma espuma espessa ao ser servida, e um sabor de maltes com um toque de caramelo que é sobreposto pelo leve amargor dos lúpulos ao final.

Edelweiss (Áustria)
Cerveja de trigo lançada em 1986 e criada pela Hofbrãu Kaltenhausen, cervejaria com mais de 530 anos de tradição. Produzida nos alpes da Áustria, que proporcionam a temperatura ideal para resfriar naturalmente a cerveja, além de fornecer a água que é tirada diretamente das montanhas.Possui um aspecto turvo e uma cor âmbar levemente dourada com uma espessa espuma no colarinho que não se desfaz, seu aroma frutado (toques de banana e manga) a ao fundo um leve aroma de cereais proveniente do trigo.

Sobre a Heineken Brasil

A Heineken Brasil foi criada formalmente em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Summer Draft, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool, Heineken, SOL Pilsen, Sol Premium, Xingu e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria, Murphy’s Irish Stout e Murphy’s Irish Red, ambas da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A Heineken opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2010 vendeu 205 milhões de hectolitros.

Informações atualizadas estão disponíveis na homepage da Heineken Brasil: http://www.heinekenbrasil.com.br/

Informações adicionais:
http://www.heinekeninternational.com/ e http://www.enjoyheinekenresponsibly.com/

segunda-feira, 11 de julho de 2011

As cores e os sabores da infância



Centro Europeu promove oficina gastronômica que irá difundir técnicas de preparos que fazem a cabeça da criançada

CURITIBA - Nos próximos dias 18, 19 e 20 de julho, o Centro Europeu de Curitiba vai apresentar mais uma edição da consagrada oficina gastronômica Club Gourmet, que terá como tema "Petit Chef" e irá ensinar técnicas e preparos de receitas que fazem a alegria das crianças. O evento, que tem por objetivo despertar o interesse dos jovens pela gastronomia, será comandado pela chef Iracema Bertocco, especializada em docência infantil.

Dividida em três etapas (saladas divertidas, lanchinhos assados e sobremesas), a oficina gastronômica será uma oportunidade única para que as crianças se divirtam preparando e saboreando algumas receitas deliciosas, entre elas salada com talheres comestíveis; escondidinho; pastel de vento; bolinho de cenoura; panquecas de morango; e mousse de maracujá tricolor.

A atividade será realizada das 14h às 17h, na Sede Gourmet do Centro Europeu (Al. Princesa Isabel, 1.300), estrutura que engloba cozinhas didáticas dotadas de completa estrutura tecnológica e gastronômica. A oficina é indicada para crianças com idade a partir de sete anos e a inscrição custa R$ 320,00 (válida para os três dias). Mais informações pelo telefone (41) 3324-6669 ou no site http://www.centroeuropeu.com.br/.

Serviço:Oficina Gastronômica Club Gourmet
Tema: Petit Chef
Instrutor: Chef Iracema Bertocco
Data: dias 18, 19 e 20 de julho
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede Gourmet do Centro Europeu (Al. Princesa Isabel, 1.300)
Investimento: R$ 320,00
Informações: (41) 3324-6669 ou http://www.centroeuropeu.com.br/

15% das padarias paulistas têm conveniência

Nada de pingado (café com leite) ou café com expresso. A onda das panificadoras, atualmente, é apresentarem um cardápio completo para abocanhar o gosto do freguês, afoito por serviços de conveniência e praticidade. Apesar da tendência de as padarias mudarem seus perfis para polos de gastronomia, atualmente, das 4.800 padarias registradas no Estado de São Paulo, apenas 15% aderiram ao novo conceito de panificação, disseminado pelo mercado, seja na forma de aquisição de novos equipamentos ou investindo na modernização das suas instalações.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Panificação do Estado de São Paulo (Sindipan), o cenário reflete o novo perfil da padaria, mais moderno e dinâmico , que precisa oferecer um mix completo de itens, como um bom café da manhã, espaço para servir almoço e refeições rápidas (fast-food), café da tarde, cardápio de sopas, adega de vinhos e artigos de mercearia. O novo conceito acompanha as recentes mudanças no estilo de vida e o aumento do poder aquisitivo do brasileiro, contribuindo para que o setor apostasse todas as fichas na inovação e modernização de seus produtos e serviços.

No Brasil, o Sindipan calcula que existam 63 mil panificadoras associadas à entidade, e acredita que ainda há muito espaço para empreendedores nesse mercado que tende a crescer. A explicação é que nos últimos cinco anos, o consumo médio de pães pelo brasileiro cresceu de 27 Kg para 33 Kg, estimulado, principalmente, pela ascensão da classe C. Apesar da trajetória ascendente, o consumo não atinge a média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60 Kg, e fica abaixo dos índices registrados em países como o Chile.

Seguindo essa tendência, vale destacar o pioneirismo do Estado de São Paulo, que exporta o modelo para outras regiões do País. "Na realidade, o perfil das padarias vem mudando de 15 anos pra cá e deixou de seguir o modelo tradicional, de vender só pão e leite, para assumir atividades mais complexas", resume o presidente do Sindipan, Antero José Pereira.

De acordo com Antero, apesar do pão francês continuar reinando como líder na preferência nacional do consumidor, o aparecimento de novos produtos, especialmente, na área de confeitaria, é um filão cada vez mais explorado e ameaça sua liderança. Na disputa por novos mercados, a ordem é inovar, oferecendo uma variedade de itens de fabricação própria, que incluam, diversos formatos de pães - orgânicos, recheados, de casca mole ou dura -, além de tortas, roscas, panetones, doces e frios. Pouco a pouco, a pizza também vem sendo introduzida na preferência do consumidor. Alguns estabelecimentos já dispõem de fornos elétricos apropriados e servem a fatia nas mesas ou no balcão.

"Para se manter no mercado e atrair a clientela, a padaria precisa oferecer, além de produtos e serviços, comodidade e isso significa também, criar espaços para sentar e passar o tempo. Percebo que há ainda um demanda potencial para a instalação de redes WiFi e já estamos nos preparando para oferecer esse serviço. Isso mostra que o consumidor quer ocupar todos os espaços: tomar um café, usar o laptop, almoçar", observa Fernando Esteves, dono da Panetteria Conceição, localizada na zona norte de São Paulo.

Com faturamento mensal de R$ 150 mil, o empresário diz que o setor de confeitaria representa hoje 21% do faturamento total da casa, seguido dos itens de panificação e derivados (18%), do frango assado (4,23%), do cafezinho (3%) e do almoço (2,70%).

O popular pão francês, que antes representava 40% do faturamento da empresa teve queda de vendas para 20%, confirmando a tendência de que o consumidor está com o paladar mais exigente e busca variação.

O proprietário também observa a preferência por produtos de tamanho reduzido, feitos para comer na hora, como os mini bolos, que respondem pela venda de 500 a 600 unidades em seu estabelecimento. "Geralmente, as famílias levam esses produtos por serem mais práticos, servem para comer no lanche ou no jantar", diz. Para o ano que vem, Esteves planeja investir em uma reforma completa na sua padaria. O objetivo será o de otimizar o espaço da área de atendimento, aproveitando melhor a área reservada para a copa. Com essa medida, a intenção é crescer entre 30% a 40% em 2012.

Pioneira

Com 13 anos de existência, a Galeria dos Pães, megapanificadora instalada no Jardim América, na zona sul de São Paulo, iniciou o conceito de padaria mais moderna no mercado paulistano. Em 2012, a empresa almeja crescer em torno de 10% a 15% acima do índice da inflação com foco no aumento do mix de produtos e na ampliação do mezanino.
 
Uma das primeiras inovações implementadas no local foi investir na ampliação do espaço físico da loja, hoje de 650 metros quadrados, distribuídos em quatro andares, incluindo, serviço de copa, espaço para mais de mil tipos de queijos e frios, mezanino, onde são servidos café da manhã, chá da tarde, almoço e sopa da noite, adega com 1.600 rótulos e mercearia. No estabelecimento, o setor de pães e doces responde por cerca de 28% do faturamento mas, sem revelar valores totais, o proprietário garante existir equilíbrio na venda de todos os itens. Ele relembra que a busca pela diferenciação do mercado partiu da constatação que os supermercados da região estavam retirando o espaço, antes reservado para as panificadoras.
 
Equipamentos
Para se tornar mais moderna e conveniente aos clientes, as empresas têm investido em tecnologia e equipamentos de ponta. O investimento médio aplicado na aquisição de equipamentos voltados para o novo perfil da panificação varia de acordo com o tamanho do negócio, mas, deve girar em torno de R$ 70 mil, presume Paulo Brito, gerente Nacional de Vendas da Cozil, fabricante de equipamentos para cozinhas profissionais. Para atender a nova demanda da panificação, a empresa passou a focar sua atenção na fabricação de produtos mais compactos e racionais, que ocupem menos espaço e sejam de fácil manipulação.

Fonte: DCI

Festival Gastronômico de Penedo pode ter carne de Jacaré

No mês de outubro os participantes do 4º Festival Gastronômico do Baixo São Francisco, sediado em Penedo (AL), poderão contar com uma nova iguaria. O evento organizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) quer oferecer carne de jacaré como um dos pratos principais.


Os empresários Cristina Ruffo e Silvio Garabuggto foram à cidade ribeirinha ministrar uma capacitação para bares e restaurantes. Onde o tema principal foi a elaboração de pratos à base de carne do réptil. O convite surgiu da coordenação do Laboratório de Gestão de Alimentos e Bebidas do curso de Turismo da UFAL. A dupla explicou o que donos de bares e restaurantes devem fazer para comprar carne de jacaré de forma autorizada.


Eles são proprietários de um criatório, empresa situada em Maceió, que já tem o único abatedouro para a espécie no Norte/Nordeste e Sudeste do Brasil.


Uma das atrações do festival gastronômico já está definida, uma "jacarezada" para mil pessoas.

Novas regras para cartões de crédito aliviam bolso do consumidor



Entraram em vigor no dia 1º de junho as novas regras para os cartões de crédito. Entre as principais novidades estão à obrigatoriedade do pagamento de um percentual mínimo da fatura e a redução do número de tarifas cobradas.

A partir de agora o consumidor está obrigado a pagar pelo menos 15% da fatura. No dia 1º de dezembro esse índice subirá para 20%. Até então cada banco tinha sua própria regra e algumas instituições permitiam o pagamento de menos de 10% da fatura.
Outra mudança que altera as regras dos cartões de crédito é no número de tarifas. Até então existiam cerca de 80 tipos de tarifa. Agora, as instituições só poderão cobrar cinco: anuidade, emissão de segunda via, saque, pagamento de contas no cartão e avaliação emergencial de limite de crédito. Essa regra, porém, só vale para cartões emitidos a partir do dia 1º de junho. Para os cartões emitidos até o dia 31 de maio a medida começa a valer no dia 1º de junho de 2012.

O Banco Central (BC) também obrigou as instituições a oferecer um cartão de crédito básico, que não pode estar ligado a programas de benefícios (como os de milhagens). Esse cartão também deve servir apenas para pagamentos de compras, contas e serviços, e sua anuidade tem de ser menor que a dos demais cartões do mesmo emissor.

CHEQUES
Em maio entraram em vigor novas regras para os talões de cheques. A partir de agora, a responsabilidade por prestar informações sobre cheques aos comerciantes passa a ser dos bancos, e os dados devem ser mais abrangentes. Atualmente, essas informações são prestadas por entidades como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

As instituições financeiras terão um ano para iniciar o serviço, que poderá ser cobrado dos comerciantes. Dentro desse prazo os bancos têm de incluir em todos os contratos já existentes os critérios que usam para conceder ou não cheques a um determinado cliente. Nos novos contratos a exigência já está valendo.

Os bancos podem continuar decidindo que regras utilizarão para a concessão de cheque, mas deverão observar se há restrições cadastrais, o histórico de ocorrências com cheques, a suficiência de saldo e o estoque de cheques em poder do correntista. Os bancos também têm que exigir um boletim de ocorrência quando o cliente quiser sustar um cheque. Depois de sustá-lo, o cliente não poderá reverter a decisão, ou seja, o cheque não poderá ser compensado. O prazo para o cumprimento dessa norma é de seis meses.

Outra norma obriga as instituições financeiras a informar ao cliente que teve o cheque devolvido o nome completo e endereço da pessoa ou empresa que fez o depósito.

fonte: AVozdaCidade.com.br

Brasil adere à tendência de reservas online para bares e restaurantes

As reservas são gratuitas e podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer lugar.

Popular e muito usado nos Estados Unidos e Europa, o mecanismo de reserva online em bares e restaurantes chega com força total no Brasil e já está garantindo inúmeros adeptos. No Smart Table (www.smarttable.com.br), estabelecimentos de São Paulo, reconhecidos pela qualidade agora oferecem essa facilidade aos seus clientes, como é o caso do Skye, Bistrô Charlô, Cristal Pizza Bar, Café Journal, Roux Bistrô, Casa Da Fazenda, Mestiço, Trinità, Mercatto Café, Ça-Va Café, , Le Manjue, Bananeira, Bambi, Vitrô, entre outros.

Para o internauta, o Smart Table é um guia completo de restaurantes e bares, que permite ao usuário visualizar informações detalhadas sobre os estabelecimentos afiliados e ainda checar disponibilidade de lugares e fazer reservas online. Basta acessar o site, selecionar o estabelecimento que deseja por região ou por tipo de gastronomia, escolher o horário e a data que deseja ir ao bar ou restaurante e fazer a reserva. Em poucos segundos a confirmação da reserva estará no email informado pelo usuário. E o melhor de tudo é que essa comodidade é totalmente gratuita!

Ao cadastrar-se no site, o internauta passa a receber novidades sobre os restaurantes que mais gosta e a participar do Programa de Recompensas do Smart Table, no qual ele poderá acumular pontos que são trocados por descontos em quaisquer dos estabelecimentos afiliados ao guia.
Para os bares e restaurantes, além de gerenciar reservas, o Smart Table auxilia na captação de informações sobre os clientes e funciona como um banco de dados inteligente que permite aos estabelecimentos guardar, trabalhar e melhor servir a sua base de clientes.

Por meio do seu Programa de Recompensas, o Smart Table ainda auxilia no incentivo à ocupação nos horários tradicionalmente menos concorridos, e estreita o relacionamento dos bares e restaurantes com concierges, assistentes administrativos e secretárias. "A experiência no exterior mostra que bares e restaurantes que usam sistemas parecidos melhoraram a sua administração geral: menores custos com pessoas, maior eficiência de estoque (uma vez que a demanda é mais previsível), tratamento diferenciado para o cliente e estratégia de marketing são pontos citados pelos administradores desses estabelecimentos como vantagens de usar um sistema como o nosso", dizem as sócias do Smart Table, Patricia Thomazelli e Silvia Lahoz, que trouxeram a idéia do site do exterior após vivência internacional na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Confira: www.smarttable.com.br

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Produção e consumo de cerveja aumentam no Brasil






O bom momento da economia estimula o consumo de cerveja no país. É o que afirmam especialistas no setor. E, segundo eles, isso tem favorecido toda a cadeia produtiva. O cultivo de cevada tem aumentado e até o lúpulo começa a ser produzido no país. Em São Paulo, uma feira reforça esse otimismo e mostra as novidades da indústria da cerveja.

Quem prova, garante que não tem comparação. "Comparando com a culinária, é como comer um macarrão em casa ou sair para comer uma bela macarronada em um excelente restaurante italiano", disse Fabiana Sardinha, gerente de vendas.

A degustação da bebida está se transformando em um prazer, o que faz aumentar a participação de cervejas especiais no mercado brasileiro. O segmento cresce em torno de 15% ao ano. Até o lúpulo, quase 100% importado, aos poucos, começa a ser produzido no Brasil.

"Uma flor extremamente delicada que precisa de baixas temperaturas e uma luminosidade que o nosso inverno não favorece, mas no sul, parece que estão colocando luz artificial, e começando a produzir pequenas varietás de lúpulo", falou Silene Saorin, mestre cervejeira e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem).

Estima-se que hoje existam no país 175 microcervejarias concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Empresas que aproveitam feiras como a de São Paulo para lançar novidades, como as cervejas feitas de bacuri, as defumadas e até as de castanha-do-pará.

"A gente faz cerveja com café, rapadura, mandioca, mel de laranjeira. Usamos também a castanha-do-pará. Fermentamos a castanha e a cerveja ficou com um sabor forte, encorpado", declarou Marcelo Carneiro, dono de cervejaria.

Especialistas dizem que o bom momento da economia está estimulando o brasileiro a beber mais cerveja. Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo.

"A tendência é de crescimento, principalmente porque nós temos uma política econômica que está fazendo a população ter mais disponibilidade de renda e, assim, aumentar a capacidade sensorial e conhecer novos rótulos", frisou Alexsandra Machado, diretora do Núcleo de Empresas Cervejeiras da Abrabe.

A empresa onde trabalha o diretor de maltaria, Jeferson Caus, fornece 23% do malte usado pelas cervejarias brasileiras. Segundo ele, o crescimento do mercado favorece toda a cadeia produtiva.

"O mercado de cerveja cresce, a produção de cevada cresce e nós precisamos produzir malte para o mercado crescer ainda mais", disse Jeferson Caus.

A participação das microcervejarias, hoje, no mercado nacional é de 0,15%. A expectativa para os próximos 10 anos é alcançar 2%. O que tem estimulado também o cultivo de cevada. Segundo a Conab, a produção na safra 2010/2011 deve aumentar 41%. Apesar disso, nem todo mundo está satisfeito. O produtor Altemir Ceolin afirma que, há pelo menos cinco anos, cultivar a cevada não tem sido rentável.

"Estamos plantando cevada de teimosos. Nós temos buscado aumentar a produtividade para tentar compensar a difícil comercialização e os preços. Se hoje não colhermos acima de 60 sacas por hectare, a produção não paga o custo", lamentou Altemir Ceolin.

Fonte: Portal do Agronegócio

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aulas de culinária com o Chef João Belezia



Você sabe como fazer uma Festa em Panelinhas? Pois esse é o tema que o Chefe João Belezia escolheu para o seu próximo curso de culinária no dia 2 de agosto. A idéia é ensinar cinco receitas para serem servidas todas em pequenas panelinhas ou potinhos, transformando a festa numa deliciosa e interativa degustação gastronômica.

Divertida e interessante para se fazer com o companheiro(a) , familiares ou com um grupo de amigos, a aula acontece sempre a noite na cozinha profissional do chefe e os participantes podem escolher serem voluntários na cozinha, pondo literalmente o avental e a mão na massa na preparação dos pratos ou somente apreciar o passo-a-passo das receitas, finalizando sempre com a degustação num delicioso jantar.

O chefe Belezia, que possui uma empresa de eventos gastronômicos corporativos e sociais promove esse encontros porque segundo ele mais e mais existem interessados em conhecer uma culinária prática, saborosa mas requintada e ele encontrou uma forma de transformar uma simples aula num jantar prazeiroso que começa no melhor local da casa: a cozinha. Nesse mesmo formato é possível também reservar um evento fechado com o tema gastronômico de preferência somente com as pessoas convidadas ou mesmo fazer uma festa de aniversário super diferente.

A exemplo, na aula da Festa em Panelinhas ele estará dando todas as dicas de como preparar :
- salteado de cogumelos e gratin de batata;
- picadinho clássico;
- burrata com tomate assado e sorvete de manjericão;
- mussaka e
- salmão poachet com gazpacho de amêndoas.

Outro curso que acontece dia 16 de agosto é sobre Arroz . As receitas serão: Pilaf de codorna e lentilhas; arroz de polvo e arroz vermelho com feta e legumes assados.

Para participar o valor de R$ 130,00 por pessoa incluea aula, o jantar e as bebidas. Reservas pelo telefone (11) 5183.7159 ou contato@joaobelezia.com.br .

O Chefe João Belezia possui um calendário mensal de cursos temáticos de gastronomia até novembro de 2011, que estão no site http://www.joaobelezia.com.br/

Para mais informações acesse também a rede social:
http://facebook.com/joaobelezia
http://twitter.com/joaobelezia

MSC Cruzeiros promove temáticos especiais para amantes de gastronomia



Em parceria com a Associação Italiana de Sommeliers e a escola de culinária italiana La Prova Del Cuoco, a MSC Cruzeiros realizará viagens diferenciadas para que os apreciadores de vinhos e alta gastronomia tenham uma experiência única em alto mar. Além disso, haverá também roteiros especiais com a presença de cinco Chefs renomados que se unirão para oferecer requintadas criações culinárias a bordo de navios já agraciados pelo público.


Essa é uma oportunidade também para aqueles que desejam ter uma introdução no mundo da boa comida combinada às bebidas certas. Durante alguns cruzeiros pelo mediterrâneo e travessias atlânticas, serão oferecidos cursos especiais, degustações e atividades desenvolvidas pelas organizações citadas, além, é claro, da infraestrutura completa das embarcações para que as pessoas tenham ótimos momentos de lazer e diversão.


Cada Chef criará pratos exclusivos e dedicados aos navios da MSC Cruzeiros. Entre os grandes nomes que possuem fama internacional por seu trabalho em restaurantes prestigiados e que farão parte desses cruzeiros temáticos estão:


Paco Roncero – Espanhol que é Chef Executivo e Gerente do Casino de Madrid e do Estado Puro, é considerado o mestre da cozinha vanguardista em Madrid e é ganhador de estrela Michelin.
Navio: MSC Fantasia (11 noites) – Saída em 27/11/2011


Mauro Uliassi – Italiano reconhecido com duas estrelas Michelin, era Chef do Identitá Golose e hoje é uma figura popular na frota MSC.

Navio: MSC Splendida (7 noites) – Saída em 07/01/2012


Gilles Epié – Francês com vasta experiência internacional que foi consagrado com uma estrela Michelin aos 22 anos, ganhou o prêmio de Melhor Chef Novo em 1996 e seus pratos têm a combinação perfeita entre o estilo francês e a cozinha do novo mundo.

Navio: MSC Splendida (7 noites) – Saída em 28/01/2012


Antony Worrall Thompson – Britânico que está por traz de alguns dos mais conhecidos restaurantes de Londres nos últimos 30 anos. Recebeu diversos prêmios, já se tornou celebridade na TV, um autor criativo e ativista apaixonado por questões alimentares.
Navio: MSC Splendida (7 noites) – Saída em 04/02/2012


Kolja Kleeberg – Alemão que começou sua carreira após diversos anos de vida artística. Possui seu próprio restaurante em Berlim e de vez em quando se satisfaz em ver suas aparições regulares na televisão.
Navio: MSC Lirica (12 noites) – Saída em 01/06/2012


Confira em quais navios e quando acontecerão os shows gastronômicos da Associação Italiana de Sommeliers e La Prova Del Cuoco:

Associação Italiana de Sommeliers

MSC Orchestra 17 noites – Saída em 18/11/2011
Roteiro: Gênova, Marselha, Barcelona, Lisboa, Funchal, Recife, Maceió, Salvador, Búzios e Santos.


MSC Musica 17 noites – Saída em 01/12/2011
Roteiro: Veneza, Bari, La Goulette, Málaga, Funchal, Salvador, Búzios e Rio de Janeiro.
17 noites – Saída em 17/03/2012
Roteiro: Rio de Janeiro, Santos, Ilha Grande, Santa Cruz de Tenerife, Málaga, Palma de Mallorca, Valletta e Veneza.


MSC Poesia 16 noites – Saída em 17/03/2012
Roteiro: Porto Everglades, San Juan, Philipsburg, St. Johns, Funchal, Málaga, Alicante, Barcelona e Gênova.

La Prova Del Cuoco

MSC Orchestra 18 noites – Saída em 20/03/2012
Roteiro: Brasil, Espanha, Portugal, França e Itália.


MSC Poesia 9 noites – Saída em 26/04/2012
Roteiro: Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido e Alemanha.


MSC Magnifica 12 noites – Saída em 22/05/2012
Roteiro: Itália, Tunísia, Gibraltar, Portugal, Espanha, Bélgica, Dinamarca e Alemanha.

terça-feira, 5 de julho de 2011

De volta

Depois de longo período sem me dedicar ao meu blog, por absoluta falta de tempo, retomo essa atividade, esperando daqui pra frente poder encrementá-la e fazer deste espaço um exercício diário que possa trazer informações interessantes a quem desejar visitar. E retomo trazendo uma matéria muito interessante que vi no http://hypescience.com/ sobre: 10 bares e restaurantes nerds incríveis
Você está em um restaurante e é servido por um garçom, mas ele não é uma pessoa, e sim um robô. Já pensou nisso? Existe um restaurante assim, na Tailândia. E ele é apenas uma das opções de bares e restaurantes nerds espalhados pelo mundo. Acompanhe o top 10 de alguns lugares curiosos:







1 – Miracle of Science (EUA):
Inaugurado em 1991, o Miracle of Science (ou Milagre da Ciência) é campeão em se tratando de elegância geek. Logo na entrada dá para perceber que não é um restaurante comum: o menu é escrito a mão, na parede, em formato de tabela periódica. O restaurante sempre está cheio de artistas, músicos, físicos e geeks que entendem tudo de informática.

2 - Hajime (Tailândia)
O Hajime Restaurant parece ter saído de algum filme de ficção científica: lá, os garçons são robôs. Os pedidos são feitos em uma tela touchscreen e os garçons robóticos logo entram em ação servindo os clientes. E não para por aí. Os robôs também recolhem os pratos vazios e dançam para entreter quem estiver por lá. O proprietário do restaurante do futuro investiu mais de um milhão de reais no espaço, incluindo a compra de quatro robôs japoneses.

3 – Barcade (EUA)




Cinco amigos do Brooklyn têm duas paixões em comum: cervejas artesanais e jogos de arcade. Eles decidiram unir essas diversões criando seu próprio negócio, um bar chamado Arcade. Lá você pode relembrar os jogos clássicos dos anos 80 enquanto aprecia uma interminável rodada de cerveja artesanal.

4 – World of Warcraft (China)

O famoso jogo online World of Warcraft é o tema desse restaurante, no centro de Pequim. Desde a decoração até a comida é inspirada no game. O cardápio, entretanto, é um mistério para quem não conhece o jogo.

5 – Mundo Tapas Bar (Austrália)


A cidade mais populosa da Austrália tem um bar para pessoas sempre conectadas. Localizado no norte de Sydney, o Mundo Tapas oferece um iPad com o cardápio para os clientes fazerem o pedido. Não é difícil escolher o que você vai comer lá: você pode ver as imagens de todas as opções com as notas que os outros clientes deram para elas.
6 – Library Bar (EUA)

O Library Bar é um ótimo local para quem gosta de literatura e de bares diferentes e criativos para sair. Com tantas opções de livros nas estantes, fica até difícil lembrar de fazer o pedido de uma das várias cervejas artesanais que eles fornecem. Mas se a fome bater, fique tranquilo: o garçom entrega o cardápio e você pode fazer o pedido por telefone. O Wolfgang Puck Gourmet Express, vizinho do bar literário, tem ótimas opções de comida, e eles entregam o pedido enquanto você lê algum clássico e aprecia uma boa cerveja.

7 – MoJo iCuisine(Taiwan)

Imagine um mundo em que você pudesse sair para jantar sem ter que se preocupar com o momento em que garçom vai aparecer para anotar o seu pedido ou fechar a sua conta. No iCuisine isso é possível. Nesse restaurante, você faz seu pedido através do menu que aparece na mesa interativa, sensível ao toque. Você e seu acompanhante podem até escolher o tipo da toalha da mesa que querem enquanto estiverem jantando. A comida não poderia ser comum em um restaurante assim: é uma mistura de comida ocidental com gastronomia molecular.


8) Clo Wine Bar (EUA)


O Clo Wine Bar é a prova que os endinheirados também se renderam à era digital. O Clo tem 100 vinhos internacionais em seu menu, que podem ser escolhidos em superfícies interativas sensíveis ao toque. É possível conhecer os vinhos através de informações e ilustrações, e após fazer o pagamento com cartão de crédito é só esperar a bebida ser servida. Nesse bar, comprar um vinho caro é tão fácil quanto comprar uma nova música para o iPhone.

9 – Hot Fried 77 (Taiwan)

O Hot Fried 77 é uma tentativa de atrair o público do Windows 7 para… restaurantes. O Hot Friend tem um prato chamado Windows 7 Whopper, além de várias outras refeições temáticas que custam em torno de cinco reais. Afinal, nem só de computador vive o homem.

10 – Inamo (Inglaterra)
O Inamo é um restaurante oriental em Londres com um sistema de pedidos curioso, que vai além da comida. O cardápio é projetado na superfície da mesa. Você pode pedir seu jantar lá, mas também investigar a vizinhança local e até mesmo pedir um táxi para casa.